terça-feira, 25 de junho de 2013

um quadro de Orlando Mollica

    Mollica - Acrílica sobre tela - 90 x 195 cm - 2013


Email sobre um quadro de Orlando Mollica

Mollica

Estou anexando uma imagem de seu quadro. Seguem algumas considerações.

Há uma horizontal e bem abaixo da pedra da Gávea vc rompe o tom e chega a uma cor oposta ao azul dominante, um certo alaranjado. Há inclusive uma pequena manifestação do cinza sempiterno. Não houvesse esse pequeno detalhe o quadro se desintegraria. Repare: há um preto à direita em baixo. Esse perderia totalmente o sentido sem aquele rompimento e o cinza sempiterno. Agora se você eliminasse esse preto mas deixando aquela manifestação do cinza sempiterno e a oposta do azul, você tem uma outra possibilidade de paisagem. Portanto há no quadro, se você querer vê-lo em possíveis desdobramentos, outras possíveis realidades.

O curioso e que esse detalhe do cinza sempiterno e da oposta situa-se na linha horizontal, ou na extensão segundo Cézanne.

Esses desdobramentos te impedem de se fechar em uma lógica conclusiva, e assim você nos faz pensar no enigma.

Agora um retrospecto. Os quadros de Mondrian reduzidos às horizontais, verticais às cores primárias e esbranquiçados são resultantes de uma síntese da paisagem. Creio que Mondrian deve ter percebido que esses quadros estavam tangenciando uma conclusão, daí ele os ter abandonados no fim de sua vida e pintado aqueles dois últimos quadros nos quais se até, além de um ritmo fantástico permitiu uma interação cromática e nessas até uma insiuação de esverdeados resultantes dos vermelhos ao lado dos cinzentos (prefiro me referir a cinzentos no lugar de cinzas para enfatizar que queria esses cinzentos como cores).

Daí estar insistindo no fato em que você está realmente nos trazendo uma outra percepção da paisagem. Aqui posso me corrigir. Você vai além de uma simples percepção. Há um saber do olho principalmente graças a um pensamento plástico muito sofisticado.

Para você pensar: segue abaixo um artigo que encontrei no Google. Faz uma referência  à extensão e à profundidade.

Me diga, será que com essa troca de ideias estamos reunindo elementos para um bom texto? De minha parte digo que estou entusiasmado. E acho que agora as coisas estão ficando mais claras para mim.

Forte abraço
JM

http://www.cfh.ufsc.br/~oceano/documents/OceanoPequeno1_001.pdf

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