Gonçalo Ivo
e a linha serpenteante
O colorido
de Gonçalo Ivo é sustentado é sustentado pelo serpenteamento, ou melhor, pelas
linhas serpenteantes. Como penso, estas se diferenciam das linhas euclidianas
que são atemporais. As linhas serpenteantes são temporais.
As cores nos
quadros de Gonçalo são vibrantes e em cada extensão de um matiz é todo trabalhado
com pequenas pinceladas que nos mostram suas variações mas nas passagens para
outras extensões de matizes Gonçalo não utiliza semitons ou rompimentos , o que
descartaria a possibilidade de consideramos seus quadros como desenho colorido,
estes assim conceituados por Mondrian referindo-se a seus trabalhos com
verticais e horizontais pretos, variações de brancos, vermelho, amarelo e azul.
Quando
Leonardo da Vinci no Tratado da Pintura comenta sobre os limites de cada corpo
nos fala das curvaturas circulares e concavidades angulares considerando uma
visão bi ocular quer nos dizer que nas primeiras refere-se ao objeto em si, e
nas concavidades angulares refere-se ao objeto no espaço, com profundidade. (Ver. Fig.
a)
Fig a.
Com esses
procedimentos, as linhas serpenteantes, afirmamos que Gonçalo anima o espaço
plástico cromático. (Ver fig. b)
Nenhum comentário:
Postar um comentário