Assemblages
LEONARDO E CÉZANNE
“Os olhos são interpretes do coração mas só interessados
entendem essa linguagem.”
Blaise Pascal
Conflitos
Há um conflito entre a percepção
sensível e a linguagem. Esta substitui a percepção das cores por suas respectivas
nomeações. Além da simples percepção tem que haver um saber do olho. A
linguagem, a percepção e o saber do olho são atributos do pintor.
O rompimento do tom
(gráfico)
Um tom se rompe quando a
pós-imagem se sobrepõe ao tom.
Uma escala de Leonardo
(gráfico)
“Trinta e seis vezes, mas outras cem, o pintor pintou essa
montanha”
R.M. Rilke
Das cores
A cor abstrata é substantiva, subsite por si mesma. A cor
concreta é adjetiva, é um par, contém em si sua oposta. Sua condição é ser no
colorido. O pintor lida com as duas.
--------------------------------
A cor enigmática
A cor é enigmática e não racional. O círculo cromático
tradicional tentou racionalizá-la. Voltemos a Leonardo que enumera as cores
simples com uma ordem, uma escala cromática.
--------------------------------
A invenção de uma
montanha
(quadro)
--------------------------------
José Maria Dias da Cruz
2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário